Mobilidade e baixo impacto ambiental são vantagens deste tipo de construção
Quais as vantagens da casa container?
As vantagens de se optar por uma casa container são várias: a mobilidade, o baixo impacto ambiental, mas a principal em relação aos outros métodos, sem dúvidas, é a velocidade construtiva. Podemos ter uma redução de até dois terços do tempo na comparação com a construção de alvenaria, que é a mais utilizada na construção civil. Sobre a vertente ambiental, é possível ter uma redução de até 98% dos resíduos em relação ao de alvenaria. Além destas, há a facilidade de se ter um produto pronto que não envolve administração da mão de obra, da compra do material e o valor normalmente desses projetos são fechados. Então, também não há surpresa de contratar um numerário para execução da obra e depois ter surpresa com valores adicionais ao que foi contratado inicialmente.
Com relação à questão da mobilidade, quando você tem um projeto modificado respeitando as medidas originais de um container tanto de vinte pés, que é o modelo com seis metros, quanto o de quarenta pés, você recebe essa unidade já completamente pronta. Caso haja necessidade de modificar o endereço, basta colocar em cima do veículo através de um equipamento de içamento e transportar para qualquer lugar. Também é importante citar a possibilidade de a construção se tornar modular. Ou seja, conectar outros módulos através de uma previsão de abertura nesse módulo inicial, podendo aumentar o volume arquitetônico de acordo com a necessidade de cada um.
Como é feita a regularização desse tipo de construção?
A regularização de uma casa container hoje se equipara à alvenaria. Como não existe uma legislação específica para esse modelo de construção, todos os itens e normas técnicas da construção civil empregadas na alvenaria valem para a casa container. Então, o processo é exatamente o mesmo. Precisa respeitar a área mínima de cada município, pé direito, ventilação e todas as normas pertinentes à arquitetura em alvenaria. Se estiver cumprindo todos esses itens, a casa container está totalmente apta à aprovação.
Como é feita a manutenção?
A manutenção é igual ao da casa de alvenaria. O recomendado é pintar a cada três, cinco anos por causa das intempéries, principalmente por causa do pigmento escolhido. As casas que são pintadas com um tom mais escuro tendem a desbotar com três, cinco anos e isso também acontece na alvenaria. Só que, no nosso caso, a grande vantagem é o revestimento interno. Nós trabalhamos com revestimento interno que suporta o trabalho mecânico da dilatação e retração dessa chapa. Com isso, diferentemente do drywall ou da alvenaria, você não pinta. A pessoa recebe o produto pronto e acabado, bastando utilizar apenas um pano com álcool para fazer a limpeza. Isso, então, desonera a necessidade de uma pintura anual ou bianual das paredes.
Fonte: