Aqueles que se sentem atraídos por designs modernos, com características industriais, certamente não deixaram as construções em containers passarem despercebidas. O estilo ganhou notoriedade em projetos para estabelecimentos comerciais e, agora, começa a se destacar também em versões residenciais.
Os contêineres, originalmente usados para o transporte de carga, apresentam estruturas metálicas, de aço, rígidas e resistentes. E, graças a essa característica, eles podem ser usados na construção de casas, seja por meio de uma única unidade ou da junção de várias, lado a lado ou até mesmo empilhadas. Por outro lado, se comparada à construção tradicional de casas de alvenaria ou madeira, a casa container pode ser uma opção não apenas diferente, jovem e ousada, mas, sobretudo, mais barata e rápida, já que aproveita material já existente que é reutilizado.
Todos esses fatores, segundo o arquiteto Murilo Lomas, tornam a alternativa cada vez mais popular. “Está havendo uma mudança de paradigma na habitação e a possibilidade de uma moradia de rápida execução, com valores mais acessíveis em contraponto ao custo e tempo para a construção convencional, tem impulsionado essa forte demanda pelas casas container”, explica Lomas.
“Essa categoria de residência é uma boa estratégia para quem procura uma solução mais rápida. E o material principal, o container, pode ser adquirido de modo natural, reaproveitando os já usados nos portos ou, se a pessoa preferir, os novos, recém-saídos da fábrica. Mesmo assim, é um recurso muito versátil, que permite inúmeras formas de elaborar uma residência”, afirma o arquiteto Daniel Ghizi. “A praticidade que ele traz aos projetos é tão grande que, em poucas semanas, é possível construir uma casa de qualidade com benefícios de longo prazo”, completa.
Fonte: https://forbes.com.br/forbesesg/2021/07/casa-container-um-novo-conceito-de-moradia-que-atrai-cada-vez-mais-brasileiros/